quarta-feira, 6 de abril de 2011

Notas sobre a morte

Alegre-se!
Faça um brinde à morte, essa ilustre rejeitada que a todos abraça em algum momento.
Nem tudo está perdido por mais perdido que esteja: sempre pode haver alegria na morte, ainda que alguns possam ficar tristes. A morte não é a pior coisa que pode acontecer, mas sim o sofrimento, que muitas vezes só pode findar com a morte.
Brindemos! Afinal, o problema não é morrer, mas sim o caminho até a morte, via de regra, com algum sofrimento....... A vida nos brinda todo dia, todo instante. A morte uma única vez; por que damos tanta importância, para algo que não tem a menor importância, principalmente depois de morto? Particularmente, não tenho preocupação com a morte, apenas com a forma como chegarei lá, tanto que faço um brinde para a mesma, um sinal de educação para essa amiga que nos acompanha desde o nascimento. Dizem os medievais que ela está sempre do nosso lado esquerdo, tanto que, se virar bem rapidamente, ainda dá para avistar seu manto escuro indo mais à esquerda. Mas, isso até ela não mais sair da nossa frente. Naturalmente, tudo bobagem. Acho que quando ela vem, nós não veremos mais nada.
E seja lá o que diga, jamais resolverei o caso particular das pessoas com a morte; tenho o meu próprio para cuidar. Apenas, para mim, a morte é um assunto sempre vivo. E sei que não se evita o inevitável: adia-se o encontro dentro das nossas parcas possibilidades.
E brindar a morte é brindar a vida também, já que dela faz parte.
Saudações fúnebres! Não temam o nosso encontro final, experiência única e última, da qual não consta reclamações de ninguém que a experimentou. O mesmo não podemos dizer da vida...... Quantas reclamações e lamúrias se ouve!

7 comentários:

  1. Ai O...de verdade!
    Comecei a ler e parei.
    Eu não vou brindar a morte, nem que fosse de brincadeira viu!
    Sei que faz parte, de nós, vivos mortais, mas vou vivendo e fazendo o meu melhor.
    Tentando viver de bem com tudo e todos.
    Se ela me pegar nesse meio tempo, tudo bem...não posso fazer nada em relação a isso.

    ResponderExcluir
  2. Mas então disso eu vou morrer rapidinho. né!!!
    rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir