quinta-feira, 31 de março de 2011

Seres insociáveis

É fascinante a falta de fascínio da convivência humana. Nos odiamos e mal suportamos as pequenas diferenças que nos fazem tão iguais. E não sei o que acho mais estranho, a intolerância de alguns retardados, ou a intolerância com a intolerância de muitos, beirando o facismo.

13 comentários:

  1. É verdade Outro Alguém!
    A maioria de nós não se tolera.
    Mas tem um paradoxo essa história, pois não nos suportamos, mas buscamos sempre a companhia alheia e de preferência a multidão. Mesmo reclamando e torcendo o nariz para cada ação do próximo.
    Lembro que costumava freqüentar um parque em São Paulo e esse parque era extremamente grande. Mas era muito curioso, pois as pessoas ficavam concentradas em sua maior parte em um pequeno espaço. E ali se patinava, corria, andava de bicicleta, empinava pipa, passeava com cachorros, as crianças com seus carrinhos de controle, todos juntos no pequeno e concorrido espaço e o restante do parque ficava uma tranqüilidade só. Sem exagero, era quase sempre assim. Eu não conseguia entender por que.
    Alguns bares já perceberam essa mania de multidão que temos e seguram as filas na porta para dar a impressão da casa estar lotada. Pois assim chama ainda mais gente.
    Os Shoppings, todos reclamam mais ninguém deixa de ir, mesmo sabendo o inferno que é. Se matam por uma vaga no estacionamento e por uma mesa na praça de alimentação. Resumindo reclamamos e muito do próximo, mas não queremos estar longe deles.
    O exemplo atual disso são as redes sociais, quando você poderia estar tranqüilo em casa curtindo sua família ou sua própria companhia, entra em um circulo onde a maioria não suporta a idéia alheia e ainda nos chamamos de amigos. Pois é assim...

    ResponderExcluir
  2. Solitários no meio da multidão reclamam de tudo, menos de si mesmos. Se debruçam nos teclados e invadem as redes sociais querendo criar ou participar de círculos, mas acabam gerando conflito. Particularmente, tinha mais conflitos pessoais ao meu redor que debates de idéias. Não sei, ou me amam ou me odeiam, quando só quero uma amizade saudável para discutir os casos e as merdas desta vida.....

    ResponderExcluir
  3. Eu sou dessas solitária em meio a multidão. Reclamo de todos principalmente de mim mesma. Se pudesse me deletava. :)))
    A coisa mais fácil que tem é amar ou odiar. Afinal os dois o amor é o ódio caminham juntos, quase irmãos siameses não é? Em algumas situações é melhor discutir as merdas da vida que amar ou odiar, mas bom mesmo é esquecer as merdas da vida.

    ResponderExcluir
  4. Tem pessoas que tem o dom de despertar sentimentos, nem sempre isso é bom...

    ResponderExcluir
  5. Queres bem. Esse é o melhor querer.

    ResponderExcluir
  6. O bem querer é bom demais.
    O problema é quando queremos tomar para nós o que queremos bem. Esquecendo que o que nos agrada, agrada ao próximo também. E como é difícil a partilha...
    Nessa hora que o ser humano mostra o tamanho de sua intolerância com o próximo.

    "Nessa hora nos matamos por um lugar à frente em um transito parado ou terminamos amizades por pires que não nos pertence"

    ResponderExcluir
  7. Maria da Luz...iluminada.
    Sim, há pessoas que terminam uma amizade por conta de uma simples discordância.
    Eu penso tbm, que querer para nós o que queremos bem, não é de todo mal, a disponibilidade ou indisponibilidade do bem é que gera todo o conflito. E tbm a nossa predisposição em lutar por esse bem, é válida e louvável...as "armas" é que são discutíveis.
    A convivência é um desafio, não se consegue viver pacificamente com pessoas querendo sempre um bem e um lugar ao sol...sempre haverá conflitos. Isso é fato.
    Conflitos e debates, são inevitáveis, assim como a guerra acontece para que se restabeleça a paz.
    Viver em grupo é um exercício difícil, mas ao mesmo tempo fascinante.
    Conhecer pessoas interessantes como vc e OASS, e mais pessoas bacanas, diferentes um dos outros é mais fascinante ainda.
    Só não tolero a hipocrisia....perdoem-me, não tolero.
    De mais, agradeço as nossas diferenças honestas.
    Bjos e saudades de vcs dois...muitaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  8. Bom te reencontrar Ritah!
    Estamos sempre por aqui, mas eu na minha "loucura" achei que por algum motivo estavas magoada comigo. E resolvi ficar em silencio.
    Obrigada por sua manifestação.
    "Agradeço as nossas diferenças honestas". GOSTEI!

    Sabe no meu caso eu sei que o problema maior não está no próximo. Sei o grau da MINHA intolerância, eu deixei o curso de Enfermagem que era meu sonho, depois do primeiro trabalho em equipe.E fiquei sabendo que sempre seria assim. Lembro que um professor me disse:
    Você não vai poder ser uma ilha sempre.
    Minha resposta foi:
    Talvez não sempre, mas enquanto eu conseguir, serei.
    Algo que as pessoas só vêm de longe. E de longe é belo. Mas quando chega bem pertinho é algo rústico que falta um monte de coisa. Apenas uma ilha deserta.

    Mas que o próximo pouco colabora para uma convivência pacifica, isso é uma verdade.
    :)
    Beijos Ritah até...

    ResponderExcluir
  9. "Particularmente, tinha mais conflitos pessoais ao meu redor que debates de idéias. Não sei, ou me amam ou me odeiam, quando só quero uma amizade saudável para discutir os casos e as merdas desta vida....."

    Eu sempre conversei com vc e outras pessoas e nunca imaginei ou desejei criar conflitos.
    Tb queria apenas discutir ideias.
    Algumas pessoas acreditam que estao protegidas pela maquina e por fotos e nomes falsos e fazem coisas que nao fariam numa roda de conversas onde pudessemos nos olhar nos olhos, ouvir o tom de voz que eh aplicado, a expressao facial...Como eu era um fake, procurava conversar apenas com vc que procurou a minha amizade assim mesmo, para nao ser acusada de fingir ser alguem que nao era.
    Sites de relacionamento sao um problema insoluvel pq algumas pessoas nao entendem que educacao e respeito sempre sao necessarios em qq situacao.
    Tolerar nao eh compactuar com o que esta errado.
    Tolerar nao eh ver o erro e calar.
    Tolerar nao eh nao ter atitude qdo ela eh necessaria.

    Isso eh ser permissivo, eh permitir que o mal seja feito.

    Qdo percebo que estou incomodando e nao era essa a minha intencao e pessoas ofendem e agridem, eu me retiro, nao havendo nisso nada de odio nem de intolerancia da minha parte, eh apenas nao ser obrigada a me aborrecer com pessoas que nem sei quem sao. E que portanto, nao valem a pena.

    No meu grupo de amigos nao interneticos nao tenho nenhum tipo de problema, nos damos muito bem, nos amamos e nos vemos todo fim de semana qdo nos divertimos muito.

    E em nenhum lugar que eu frequente as pessoas saem me chingando e me ofendendo qdo dou uma opiniao sobre alguma coisa.

    Isso soh acontece na internet.

    Vai entender neh?

    ResponderExcluir
  10. Luz, não teria nenhuma razão de ficar magoada com vc.
    Respeitei o seu silencio...mas ainda bem que vc quebrou ele né!!!...rsrsrs
    Bom reencontrar vc tbm...bjos duplos!

    ResponderExcluir
  11. Pois então, houve um debate, uma exposição de motivos, até mesmo confissões e encontros, e tudo de forma tão simples e madura, bem mais humana. É tão bom ver que há pessoas que estão dispostas a conversar as merdas do mundo ao invés de jogar bosta nos outros.... Acho que a internet traz uma riqueza de oportunidades, só é preciso criar alguns filtros e não se deixar levar pela rapidez do teclado e o mundo instantâneo das redes. Com as redes se conhece muita gente, e gente muito interessante, mas também se encontra muito traste. Por vezes cansa, e acho saudável tirar férias.....

    ResponderExcluir
  12. Houve um debate de diferenças honestas.
    Sem estrelismos e afetações O.

    ResponderExcluir