segunda-feira, 28 de março de 2011

Honestidade X desonestidade: um combate perdido

Para ser bem honesto, não sei o que seria da vida sem alguma desonestidade. Com certeza seria um tanto cruel falar a verdade sobre a forma da pessoa ou a escolha da roupa; quando se trata da vaidade humana, fatos e verdades são de pouca utilidade, sendo a lisonja mais útil para a convivência pacífica. A mentira parece ser mais importante que a verdade para a vida social. Pelo menos é mais usada, mais esperada, mais presente e atuante. No fundo, poucos gostam da verdade. Aliás, sobre a verdade temos muitas mentiras. Mas, a honestidade nunca é malcriação...... Não temos culpa se a verdade é cruel; a mentira seria pior, tenham certeza. Se a honestidade machuca, a desonestidade destrói. Naturalmente, a forma de se dizer pode ser mais amena ou mais incisiva, mas isso é uma questão estética, pois o que pode parecer uma grosseria num momento, pode ser simultaneamente um gesto de muita gentileza e consideração num momento posterior. A verdade só aparece quando inquerida ou provocada, e independe da pessoa querer recepcioná-la, ouvi-la ou não. Via de regra, é uma resposta a uma pergunta........

4 comentários:

  1. Aqui eu acho que ha uma ligeira confusao...
    Falar sobre a aparencia fisica, particularidades no vestir, ou qq coisa que se refira a como uma se expressa na sua aparencia nao eh ser honesto eh ser intrometido.

    Existe uma linha tenue que marca o seu territorio, o do outro e onde se pode pisar.

    Chama-se educacao essa linha.

    Nao dizer algumas coisas nao eh ser desonesto, eh saber onde vc pode se meter ou nao.

    Onde lhe diz respeito ou nao.

    Se vc pudesse conhecer meu pai entenderia isso facilmeente pq se vc fizer educada e bem intencionadamente algum elogio a ele, ele vai olhar pra vc e perguntar:

    _Eu te perguntei alguma coisa?

    Isso, com elogio. Quem dirah com critica.

    Talvez seja por isso que eu me sinta extremamente desconfortavel com adulacao.

    Puxei ao papai

    :)

    ResponderExcluir
  2. O problema são as respostas às perguntas: "Gostou dessa roupa? O que achou desse penteado? E esse prego no meu nariz, não está lindo?" Falar sobre as aparências sempre me parece algo superficial......

    ResponderExcluir
  3. Bem, quem costuma fazer essas perguntas eh a mulher, qdo vc tem alguma neah...
    Se ela eh sua mulher eh porque vc gosta dela, acha alguma coisa de bonito e vai querer agradar.

    E alem disso, sendo sua mulher, vc tem intimidade e permissao para comentar, tudo sempre depende de como vc fala.

    Eu nao pergunto proce se meu cabelo ficou bom... rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. tais perguntas, infelizmente, não são monopólio feminino......

    ResponderExcluir