segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mundo minúsculo

Tudo parece grande num mundo de pequenos. O mundo é pequeno porque o homem faz tudo girar ao redor do seu egocentrismo e etnocentrismo. E alguns só se tornam grandes (se é que existe algum grande entre tantos pequenos) porque quase todos se sentem pequenos, e qualquer aventureiro que fale mais alto ou que seduza e atinja mais pessoas, se torna, ainda que pequeno, grande: todos os pequenos assim o elegeram. Por vezes, lastimo essa pequenez, afinal, desde jovem percebi que só existem pequenos, a começar por aqueles que se acham grandes. Nada mais pequeno que a pretensão de ser grande, e fica menor ainda se ganha com isso pouco ou muito dinheiro. Fosse de fato grande faria, não de graça, porque as grandes atitudes não têm preço, mas porque teve a grandiosidade de realizar. Para ser honesto, conhecendo boa parte do passado que está registrado nos livros, poucos foram os grandes; há mais sabidos que sábios; há mais carniceiros e conquistadores cruéis que pessoas com virtudes, enfim, elimino muito dos grandiosos da lista dos grandes, tidos assim para a maioria das pessoas.
Quanto a mim, além de tentar não ser pequeno, o que não é fácil, torço e tento contribuir para que os pequenos se percebam pequenos, e assim possam ser maior. Eis porque, todo tempo, estou apontando a pequenineza de quase tudo, para alertar a todos dos riscos que se corre ao buscar outra grandeza que não seja a própria, e que se deve tentar eliminar a pequeneza que nos habita. Naturalmente, falo do alto da minha pequenez, mas o mundo para ser grande precisa de grandes pessoas, de grandes gestos e atitudes, de grandes ditos. Pouco vejo disso. Para mim, o certo seria não ser pequeno e não ambicionar ser grande, e buscar o meio termo, para que sejamos iguais e os conjuntos dos homens tratem-se como iguais, e que sejam pessoas que busquem ter valor. Tenho ambições diferentes.........

2 comentários:

  1. Gostei tanto desse texto seu que o levei para publicar no meu face.
    Boa noite, Outro.

    ResponderExcluir
  2. Tem como você ler os comentários que são feitos sobre o seu texto no meu face?

    ResponderExcluir