quinta-feira, 26 de maio de 2011

Metamorfose

Raramente defendo uma idéia da mesma forma em situações distintas. Posso, como já fiz inúmeras vezes, negar ou despojar-me de uma idéia que por algum momento defendi aferradamente. Minhas convicções mudam (e sempre mudaram) com o decorrer da conversa ou da leitura, dependendo dos argumentos do interlocutor. E o que hoje defendo e acredito, posso algum dia no futuro negar, pois não tenho dogmas ou fé, tenho teorias que tentam se aperfeiçoar ou são abandonadas pela inconsistência que apresentaram. Tento evoluir com o conhecimento humano, que muda de certeza a qualquer momento. Mas, devo confessar, abandonar teorias também se deve à minha filosofia do despojamento, que prima por não carregar peso à toa, principalmente os dogmas e o excesso de coisas fúteis da vida moderna. Por saber que as certezas são passageiras, defendo que confie só em si mesmo(a), que não leve a sério as certezas alheias, e, principalmente, que não me leve a sério, afinal, tenho mais palpites que teorias.

Um comentário:

  1. Resumindo OASS, vc dança conforme a música!!!
    Um dia ataca outro dia defende, de acordo com a conveniência...entendi!!!!

    ResponderExcluir