sexta-feira, 13 de maio de 2011

A infelicidade da felicidade

Todos procuram, antes de tudo, ser felizes e nisso tornam-se infelizes, angustiados, frustrados, tristes. Acreditam que tenham um suposto “direito” à felicidade, e ao menor sinal de um não, deprimem-se. Na verdade a felicidade é um luxo contemporâneo. Até bem recentemente, todos tinham tanta dificuldade de sobreviver, que se dava por satisfeito por atravessarem as intempéries das estações sem fome. Os tempos mudaram, agora que todos têm uma série de seguranças sociais, muitos têm recursos econômicos, ingenuamente acham que se tem que garantir também a felicidade, como se ela não dependesse de esforço próprio, muito mais que um falso “direito” externo.
Não! Não compartilho dessa ilusão coletiva. Só quando muito jovem compartilhei da busca da felicidade. Mas, logo percebi que deveria satisfazer-me com apenas em não ser triste e sabendo que a tristeza me pegará em algum momento e em algum lugar, como tem ocorrido desde que me conheço por gente. Mas, a dor, assim como as satisfações são breves, e por vezes se sofre mais do que deveriam, ou ampliam a dor e pouco percebem das satisfações. Se puder servir de exemplo para alguém, o que duvido, satisfaço-me com as pequenas coisas, com os pequenos encontros, com aquilo que consigo falando com as pessoas. E meu mundo não ultrapassa a mim mesmo e algum punhado de gente amiga. O quintal da minha casa, mesmo pequeno, é mais do que ambicionei. Só haveria uma forma de ser infeliz, ter que me calar diante das merdas que vejo.

5 comentários:

  1. Perfeito! :)
    Eu gosto muito do que você escreve.

    ResponderExcluir
  2. A felicidade é efêmera!
    Ela dura o tempo que tem que durar.
    Mas eu não a considero infeliz...infelicidade é bem pior!
    As pequenas coisas, pequenos encontros,palavras,desabafos, nosso cantinho... quando tudo tiver nosso amor,nosso carinho e nossa sinceridade são momentos de satisfação e felicidade...

    ResponderExcluir
  3. Só você tem o direito à felicidade por ter um quintal pequeno maior do que o ambicionado e poder denunciar as merdas que vê?

    Felicidade é um conceito. O ser feliz, tem a ver com o estar à vontade na vida em que se vive. É sentir um sorriso interno.

    Se alguém me diz que é feliz, eu acredito!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não posso acreditar que alguém possa ser feliz com a barriga vazia.

    Mas acredito que o egoísta que coma mais que o necessário, sem dividir com o faminto, possa sentir-se feliz.

    A felicidade é justa? Essa é uma outra questão!

    ResponderExcluir