sexta-feira, 27 de maio de 2011

Debate religioso

Indagado a respeito da reza, da religião e da fé, expus essa resposta. Minha hipótese sobre a reza é que atrai coisa ruim, não afasta. Verdade que não acredito em santo, senão no Santo do Pau Oco, nem que haja divindade; tudo isso tem um cheiro forte de passado, coisa que vem dos antigos e que envelheceu. Mas, observo que a fé não traz certezas, pois quase todos temem a morte, mas impede de realizar perguntas importantes a respeito de tudo, principalmente sobre os valores. E a religião ainda hoje produz guerras, alucinados, fanáticos e aloprados. Na minha conta dá o seguinte resultado: se em idos passados amenizou os hábitos e costumes, hoje pouco pode sobre os mesmos, e a religiosidade é tocada na folga da agenda. Mais ainda, ela estreita a sensibilidade humana, fazendo acreditar que há uma entidade responsável por tudo, livrando a consciência da maioria de boa parte de suas responsabilidades. E isso, sabe-se, não é possível, visto que qualquer ação repercute por todos os demais, inclusive a omissão, e como dizia o bom Sólon em idos passados, não se deve atribuir à divindade o que pertence aos homens, fazendo crer num destino, antes de alertá-los sobre as responsabilidades de suas ações. Por fim, disse, a existência ou não de divindades ou entidades me é indiferente. Como sempre, após esse discurso, fui chamado de ateu, o que longe está de ser verdade, pois não quero acabar com as religiões, ou combater as crenças das pessoas, permito-me apenas manifestar minha opinião, quando indagado, ou aqui, onde as pessoas podem escolher ler ou não. Religião não se acaba com decretos, com forças ou combatendo-a, tudo isso a faz crescer, unir o rebanho, que na maior parte do tempo está disperso e pouco participativo, quando não se desgarrando. Afora o fato de acreditar que a religiosidade está diminuindo e tende a acabar no mundo, sei também que religiões só acabam através da indiferença das pessoas, logo, jamais faria esforço para acabar algo que está em estado terminal, e que demorará mais algum tempo para findar. Dedico-me a observar o fenômeno da decadência das instituições culturais, sociais e políticas passadas, diante de um mundo novo que parece dar a possibilidade de tudo para todos, ainda que só alguns consigam os supostos bons frutos. Um mundo de comprimidos, de filas, de pressa, de stress, de computadores e de celulares, onde as grandes felicidades estão nos pequenos encontros, ainda que a maioria busque nas grandes coisas, e a satisfação está ao alcance de todos, mas poucos percebem isso.

5 comentários:

  1. O ser humano é por si só um ser religioso ( até vc é...é fiel a crença que há merda para todos os lados rsrsrs).
    A religiosidade teoricamente serve como um freio para os instintos e não creio que exime a criatura de culpa , pelo contrário, acho que ela sempre te faz sentir culpado pelos atos que não estiverem de acordo com os preceitos sociais e morais. Isso eu me refiro a pessoas que estão no convívio social.
    Mas essa fragilidade eu já mencionei aqui.
    Se só através da religião algumas criaturas são capazes de refletir, prefiro deixar assim.
    Pois esse estágio avançado a que vc sempre se refere, de que somos seres vindos de matéria desprovidos de qualquer providência divina, que somos criaturas elevadas quando esclarecidas do nosso livre arbítrio, de nossa digamos "autonomia", quando desprovidos de crenças, mitos, tabus e religião.
    E tbm quando devidamente informados, sem manipulações, sem comprometimento com imposições e compreendidos de um esclarecimento bastante elevado..então essa pessoa, diria eu, exceto vc criatura abstrata, não existe totalmente.
    Creio que o ser humano carrega uma bagagem adquirida dentro do meio em que ele vive de educação, religião, do seu caráter de sucessos, insucessos, decepções, alegrias e tristezas.
    E isso faz com que ele busque a “felicidade” e a “paz” que vc, criatura abstrata, parece tê-las na teoria, porém na prática diária do convívio neste mundo real, sabemos ser variável visto que cada um responde de uma maneira diferente a tudo.
    Por isso a busca por um elo...que pode tranquilamente estar onde a pessoa acreditar que esteja...quando buscam na religião, menos mal OASS

    ResponderExcluir
  2. Não é verdade que o ser humano é religioso, ele é aculturado para a religiosidade. Você está confundindo fé com crença. A fé é uma verdade que se aceita a priori, sem comprovações, provas, evidências ou consistências, por tradição, hábito ou costume. As crenças exigem algum tipo de comprovação.

    ResponderExcluir
  3. Falo do declínio da fé, não no fim das crenças....

    ResponderExcluir
  4. Entendi OASS.
    Acho que fui por um outro caminho no meu pensar.

    ResponderExcluir
  5. Excelente o seu texto. Concordo com cada palavra sua!

    ResponderExcluir