quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dizeres aleatórios

Estar vivo é estar só, ainda que acompanhado de um, de vários, ou mesmo na multidão. Ao dormir e ao acordar encontro-me; sou eu que, ao dormir, penso coisas particulares, sou eu que, ao acordar, sei que tenho coisas a serem feitas; disso falo apenas comigo mesmo. Vejo pessoas conhecidas, amigas, íntimas, mas ainda assim tenho uma reserva própria que omite coisas que sinto e penso. Posso falar de mim, e ainda assim pouco dizer sobre mim mesmo. Posso me descrever omitindo características importantes; posso revelar um segredo para esconder outros tantos. Esse solitário que me habita, que se recusa a participar da esfera pública, habitando apenas a órbita privada, não pode ser visto, muito menos percebido, pois que, ao estar em público, a privacidade fica retraída, submersa num amontoado de imagens que falam de si para esconder o que se é. Não porque seja problemático ser como se é, mas sim porque se cria um campo da privacidade que não se quer invadido, ou mesmo comentado, seja lá por quem for. Tenho defeitos e qualidades que só pertencem a mim mesmo! Não estão disponíveis aos demais, assim como acredito que só me mostram parte de si, não quem são de fato, para além das máscaras públicas. Estar só não é uma solidão, é uma exclusão do externo, é uma intimidade, é aquele espaço próprio que o outro não cabe, e se entrar, atrapalha. E esse espaço próprio só aparece vibrante e atuante naqueles momentos em que você não quer ver ninguém, em alguns com mais frequência, como é o meu caso. Eis porque moro só, há momentos que não quero falar com ninguém, nem ouvir; estou tão entretido comigo mesmo, que não tenho tempo para os demais. Chamam-me ensimesmado ou ruminante de ideias e pensamentos. Aliás, o que é escrever, senão um ato interior que se exterioriza em símbolos? Todo escritor precisa estar só para produzir seus textos. Todo leitor precisa estar só para entender os textos. Há muitas coisas que só nós mesmos podemos fazer por nós...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Publiquei no meu face o seu texto. As pessoas gostaram muito. E o autor foi muito elogiado.

    Então... voltei pra te falar isso.

    ResponderExcluir