sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Das pessoas

Com relação às pessoas, há de tudo um pouco. Mas, podemos dividi-las em dois grandes grupos, os que nada sabem e os que acham que sabem. Entre os que nada sabem, a maioria nem sabe que não sabe, e alguns poucos sabem o suficiente para saber que pouco ou mesmo nada sabem. Entre os que acham que sabem, há os petulantes e os arrogantes, que é uma grande maioria (que por terem algum título em alguma especialidade, se consideram autoridade em tudo mais), e aqueles que têm apenas fé. Pessoas com dúvidas se encaixam entre aqueles que não sabem; pessoas com amor se encaixam entre os que acham que sabem; pessoas que sofrem podem estar ora num grupo, ora no outro. Os céticos estão entre os que acham que sabem (sabem que não há verdade); os cientistas entre os que não sabem, eis porque pesquisam; os religiosos estão entre os que acham que sabem, por fé e por petulância; os leigos estão entre os que não sabem, seja por aversão a saber, seja por mera ignorância. Naturalmente, há aqueles que podem transitar entre um e outro, e, às vezes, permanecer em ambos os lados, ora dos que não sabem, ora dos que acham que sabem. No meu caso, com muita tranquilidade me encaixo entre os que não sabem, mas muitos acreditam que saiba alguma coisa, só porque falo das merdas dos homens com alguma sabedoria, e me classificam assim entre os que acham que sabem. De fato, alguma coisa sei, mas isso não me qualifica a estar entre os que sabem (muito menos nos que acham que sabem), pois o que sei é o tanto que não sabemos, e, talvez, o pouco que há para saber.

6 comentários:

  1. Tenho publicado, seus textos, em minha página, no face. E as pessoas estão apreciando bastante a leitura.
    OASS, você é um excelente escritor. Eu adoro!

    ResponderExcluir
  2. Resumindo OASS.
    Ninguém sabe nada.
    E todos pensam que sabe.
    Eu não sei e quando penso que sei, vem a vida e muda tudo.
    Viva o fato de viver e aprender sempre...adorooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Não saber é um problema, não saber que não sabe um problema muito maior.......

    ResponderExcluir