quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A respeito da tolerância

Correm rumores equivocados em alguns cantos desse mundão que seria anti-religioso. Não é verdade, mesmo que por vezes deprecie o fenômeno religioso e considere uma ignorância arcaica da história humana. O importante é que nunca lutei contra a religião, nunca teci ataques contra a mesma, ainda que ataque em discussões e debates a religiosidade, pois que seus argumentos não são convincentes, além, é claro, de nunca me furtar à boa discussão ou conversa. Mas, sou um tolerante, por princípio. Tanto é verdade que, se dependesse de mim, faria o dia sagrado de cada religião um dia sagrado para todos. Com isso, espero, teríamos todos os dias da semana ocupados (ou, o que é bem melhor, desocupados) com feriados. E ainda que não conheça religião que tenha a segunda-feira como dia sagrado, também não conheço motivo por que descriminar a segunda e castigá-la com o trabalho. Aliás, a única forma de retirar a fama de odiosa da segunda-feira seria torná-la um feriado mundial. E me perguntarão: como sobreviverá a humanidade? Ora, com o mínimo e nem tanto com o máximo como preconiza erroneamente nossa época de luxo e ostentação, de muito lixo e restos. Numa época de arrogâncias e soberbas, onde alguns se alçam ao direito de dizer o que é certo, justo e verdadeiro a cada um, vejo tão somente bravata, e percebo que numa coisa ao menos carrego alguma virtude: eu que mal sei o que é certo para mim, ainda que saiba perfeitamente o que não se deve fazer, não ouso afirmar o que cada um deve fazer. Verdade que defendo idéias e até quero convencer os demais de sua veracidade, mas pelo poder de convencimento, nunca pela força de algum cargo ou ostentando alguma autoridade.

Um comentário:

  1. Você e suas grandes idéias.
    Eu tenho simpatia por todos os dias da semana. Desde sempre!
    E não sinto ansiedade pelos dias que todos sentem. Para mim, os dias tem beleza, todos os dias. Eu gosto mesmo, é de viver neles.

    Mas seria muito legal, se ocorresse essa revolução. Seria como voltar no tempo... Seria uma verdadeira prova de fogo; abrir mão de tudo e viver no simples!

    Saudades de um tempo que não vivi...

    ResponderExcluir