quarta-feira, 28 de março de 2012

A verdade é para poucos

A verdade é pouco democrática, via de regra, é coisa de especialistas e pouco acessível a grande maioria. Na maior parte das vezes, quando exposta ao grande público, não a entendem, ou pensam que é falsa ou mentirosa, pois mais que apontar a grandiosidade das coisas, revela a simplicidade de tudo. Retira a mágica e a fantasia, e coloca a realidade nua e crua, mais sanguinolenta que espiritual, mais prosaica do que fantástica, mais corpórea do que transcendente, mais rotineira que revolucionária. Ora, a verdade está no melhor argumento que convence, não a todos, pois que isso seria impossível, mas aqueles poucos que importam e determinam o andar dos acontecimentos; é construída no debate constante do seu estatuto, que está sempre em risco devido a novas descobertas ou invenções. E, no entanto, aqueles que ousam mostrar novas verdades são sempre considerados pervertidos, pois o novo parecerá sempre degenerado para velhos hábitos mentais, que não querem largar suas crenças, eis porque só os corajosos conseguiram enunciá-las do decorrer da história. Já a mentira e a falsidade são bem mais abrangentes, convincentes e até mesmo aceitáveis, na medida em que quase todos nascem e crescem dentro das verdades antigas, muitas falsas e ignorando as mudanças que ocorreram e estão ocorrendo. E ainda que se possa superar as ideias falsas conhecendo-se as verdadeiras, já as mentiras são inevitáveis e parecem fazer parte do cotidiano, visto que a honestidade é quase sempre insuportável, mais para aquele que ouve do que para aquele que enuncia, e como não se quer ouvir, também não se fala. O grande dilema da verdade é que, quando ela se torna popular, é quando se acende o alerta de que ela deve ser falsa, pois a aceitação de uma maioria não dá mais certeza à verdade, e quando todos começam a discuti-la, abre-se a brecha que novas ideias surjam, num primeiro momento inaceitáveis, para logo depois se tornarem algo óbvio. Foi sempre assim, alguns poucos enunciam uma nova verdade para só muito depois serem debatidas e mais tempo depois aceitas. Eis porque a verdade muitas vezes é solitária, quando não é enquadrada como imoral, anormal e perversora. De minha parte, quando muito me contento com as minhas poucas verdades, enquanto aprecio o digladiar de todos pela sua posse, pelo que, quando preciso for (ou assim acharem), mentirão para que dela não se afastem, pois em nome da verdade inúmeras mentiras e falsidades foram cometidas pela estúpida humanidade.

12 comentários:

  1. Eu gosto de você. Acho-o uma pessoa digna, de raiz. Um homem fino, educado e gentil. Um pensador esclarecido, lúcido. Um ser luminoso.
    E cada palavra minha, é verdadeira. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, OASS:
      Quando apresento os teus textos, em minha página do face, as pessoas leem e comentam. Percebo que a maioria, verdadeiramente, lê o texto. Você sabe, por fato, que a nossa cultura, não formou leitores. Muitos dos comentários que diz: lindo texto. Revela que não se deram ao menos ao trabalho de abrir o texto.
      Eu poderia somente copiar o link do seu blog, e apresentar, não o faço, porque observo que as pessoas não são muito chegadas em blogs. Elas gostam da primeira página, dos jornais...
      Como para mim, o importante é que, alguns mais leiam, essas preciosidades escritas por você, apresento do meu jeito.

      Que o seu dia seja pleno, pessoa luminosa.


      p.s.: Fico tão feliz quando você escreve sem as suas palavras prediletas. Aquelas que não gosto, em textos.

      Que a sua semana seja santa... Falo isso para lhe enviar, um pouco do meu bom humor... Beijo meu.

      Excluir
    2. Quais são as palavras que voce não gosta (nos textos) Mari?
      Fora dos textos, você gosta destas tais palavras?
      Onde exatamente você gosta destas tais palavras?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Mari, para falar tudo isso que voce falou a respeito de alguem sem (nome) sobrenome, me parece que voce o conhece muito bem, e muito bem mesmo heim?

      Excluir
  2. ...mas o que custa colocar além do texto o link?????

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Neste mundinho de aparências, de falsidades, de ilusões e mentiras, existem milhares, milhões de verdades, mas somente duas têm peso e relevância dentre todas as outras verdades: a que nos convém, e a que nos é totalmente inconveniente.

    ResponderExcluir
  6. ....já no mundinho das essências, apenas mentiras: a que você comete e que que você sofre.......

    ResponderExcluir
  7. Que coisa séria! Somente agora li, os insultos acima. Não me atingiram. Estou tão habituada à maldade alheia, que sinceramente, nem me tocou!

    Interessante como as pessoas se incomodam com o que as outras fazem!?

    Sempre falo das misérias humanas e elas mesmas se apontam. Se oferecem gratuitamente, à título de incomodarem, sem razões maiores. Tudo o que é demais enjoa, já dizia quem fartou-se dos excessos.

    O seu link foi colocado na publicação OASS. Foi colocando o link, que fiz surgir os revoltosos (as).

    Estou calma e serena. Se tentaram algo diferente, o intento não atingiu o alvo.

    Boa noite, meu querido OASS.

    ResponderExcluir