segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma posição acadêmica

É absorvendo a diversidade cultural que as culturas se mesclam, misturam-se, fazem sincretismos, de tal modo que não existe mais uma área do saber que dê conta do que se faz e se renova em todo momento e em todo lugar. A disciplinaridade faliu, visto que não há mais uma ciência específica capaz de abarcar os fenômenos atuais, multifacetados e plurais. Daí propõem a pluridisciplinaridade, ou a interdisciplinaridade, ou ainda a transdisciplinaridade, entretanto, todos ainda se mantêm presos as disciplinas, trancafiadas em supostos lugares delimitado e delimitante, ou no fundo do armário. Para romper a disciplinaridade, para pessoas coerentes, somente a indisciplinaridade. E que viva a indisciplina! O fim das regras e das metodologias nos dará uma visão mais ampla para entender toda indisciplina humana.

4 comentários:

  1. Para toda à regra existe uma exceção, que de tanto ser usada vira regra...

    ResponderExcluir
  2. Se toda regra tem uma exceção, é uma regra, aplique nela mesma e verá que ela se contradiz......

    ResponderExcluir
  3. Incrível, faz tempo que não passo por aqui, e cheguei no momento certo. Era tudo o que eu estava precisando, ler, esse seu texto, pois ele traduz o que penso sobre a educação acadêmica e você a explicou do jeito que eu não estava conseguindo.
    Estou fazendo um trabalho para o curso de pedagogia, que fala sobre o Sentido da escola e o Sentido dos docentes. Li vários autores recomendados. Li as LDB's, etc., e o meu trabalho está pronto.
    Você escreveu exatamente o que penso e gostaria de mencionar, na apresentação do trabalho que será no próximo mês... Eba! fiquei tão feliz!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. LDB, para mim, significa Lei da Bosta da educação medíocre nacional. Um mar de incoerência, começa dizendo que a educação nacional visa a igualdade de acesso e permanência do estudante, e mais abiaxo diz que é preciso educação especial (enentenda-se ensino noturno de baixo nível) para os trabalhadores, e mais abaixo ainda prevê educação especial para os trabalhadores do campo. Onde foi parar a igualdade do preâmbulo??????? Só os legisladores medíocres para dar sentido a leis tão tolas......

    ResponderExcluir