sexta-feira, 4 de maio de 2012

A respeito dos meus escritos e da minha escrita

O que escrevo está destinado a entreter as pessoas sábias e educadas, mas também a pessoa comum, quando estas tiverem alguma hora livre e não souberem como empregar melhor essas horas. O estilo é muito estranho, ora é alto e retórico, ora baixo e trivial; mas, tal como é, me satisfaz, e penso que possa divertir as pessoas de grande honestidade e virtude, ou pelo menos de inquestionável sentido comum. Que possa agradar ou desagradar a uns e outros não, o fato é que só busco ser entendido e também fazer entender as entranhas intestinais dos acontecimentos. Verdade que espero leitores, mas também é verdade que espero não encontrá-los, afinal, há tanto sendo dito por tantos, por que preferir um escrito meu, um ilustre desconhecido, a um escrito de algum sábio? Longe de querer competir com os grandes, quero antes instigar os pequenos, aqueles abertos suficientes para ver o comum de maneira incomum. Contento-me antes no escrever e, quando posso, me divirto com algumas reações do dito, quando eventualmente encontro algum leitor. De qualquer forma, de modo algum é algo profissional e jamais poderá ser remunerado, pois palavras são como a areia da praia, revoluciona-se a cada onda, e o que antes fazia tanto sentido, pode nem ser entendido algum tempo depois. Quantas vezes, eu mesmo, não neguei algo que havia algum tempo antes afirmado com tanta convicção.... Isso faz parte da aprendizagem para a evolução própria. Ora, escrever para mim é pensar em voz alta, é revelar os odores que percebo, é descrever os sentimentos que me causam ver tanta bosta em tantos lugares, e é também comungar alguma intimidade com um monte de gente que nem conheço. Ao fim, esse escritor em mim produz alguns textos que, por mais que acredite que sejam bom ou útil, servem para entreter, e tem a consciência tranquila, visto que não se corta uma folha de árvore para divulgá-lo, e se não ajuda, também parece não prejudicar ninguém, e, qualquer coisa, como tudo que é atual, é deletável! No mais, confesso, o que mais me preocupa, é se está bem dito, muito antes de desejar ser lido. É só no publicar que começa a reinar alguma vaidade.......

2 comentários:

  1. E viva toda e qualquer liberdade de expressão!
    Ese possível, do limão faça uma deliciosa limonada.

    ResponderExcluir