quinta-feira, 26 de abril de 2012

Filosofia Miúda

O que sempre moveu a máquina pública no Brasil foi a propina, a corrupção e o uso privado da coisa pública. O interesse público é apenas um argumento para direcionar verbas públicas para determinado empreendimento. Para cada tijolo levantado numa escola e num hospital, outros dois vão para a mansão do empreiteiro ou do político. Isso seria trágico, se não fosse a indolência de todos, que de forma mais miúda ainda, pensa que é um problema das “autoridades”, e aceita isso como uma fatalidade, e se diverte reclamando da vida. Não há autoridade na política, somos todos iguais, e para mim a miudeza das ocorrências políticas é trágica, não apenas pelos políticos, mas pela população.

10 comentários:

  1. Diria que as ocorrências políticas são grandiosas, porém miúda é a nossa incapacidade de reação.
    Trágico se não fosse trágico mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ocorrências ? não as vejo...ele está bem

      Excluir
    2. Aparentemente caro geologo...aparentemente.
      Diria, que está um pouco melhor que sua europa.

      Excluir
    3. Os direitos humanos básicos como igualdade de direitos, liberdade de expressão, moradia, saúde e educação, ainda são um grande problema no Brasil.
      Do nosso não tão velho e querido Brasil.
      Como diria nosso amigo OASS, mudam-se as moscas, mas a merda continua a mesma.
      Bom vê-lo por aqui lusitano

      Excluir
  2. Parto do princípio que o homem precisa aprender sempre. Alguns iniciam-se na escola com o único objetivo de formarem-se e conquistarem o mundo, para si. Param no tempo do aprendizado, e conquistam o tempo da ganância. Suas mentes não projetam nada além do conquistar rios de dinheiro, e manter o controle do poder.
    Se o homem na política exercitasse sua mente e seu coração ele tomaria conta do seu País de uma outra maneira, dando chances de cada um tornar-se um cidadão para a sociedade, permitindo-lhe o direito ao aprendizado.
    Esse texto que vou colar aqui, explica isso, muito bem.


    'A criança, o jovem o adulto tem que ser educados, reeducados, auto-educados, desde o nascedouro até o momento em que as faculdades físicas e mentais permitirem. Há começo para a educação, mas não há fim.

    Nada é tão benéfico ao temperamento quanto o estudo das belezas da humanidade, seja a poesia, a literatura, a antropologia, a filosofia, a psicologia, a sociologia, a música ou a pintura. Estas proporcionam certa elegância de sentimento e as emoções que excitam são suaves e ternas. Libertam a mente das pressões dos negócios e dos interesses imediatos, e levam aos recônditos da alma humana; estimulam a reflexão, predispõem o espírito à tranqüilidade. E uma delicadeza de gosto é favorável à amizade por não limitar a nossa escolha a menos pessoas, e por nos tornar agradáveis à companhia e à conversação da maior parte dos homens.'

    Dez proposições para uma filosofia simples
    Décima proposição: A política de educar pg. 89 e 93

    Roberto de Barros Freire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por cá na n/velha Europa, os direitos humanos
      são bem mais cumpridos, do que por essas paragens, apesar de haver neste momento um grande retrocesso.

      Excluir
  3. .... por direitos (humanos ou não) todos lutam..... Acreditarei um pouco na humanidade quando começar a lutar por seus deveres......

    ResponderExcluir
  4. Deveres e obrigações, o equilíbrio da cidadania.

    Basicamente falando do Brasil, o cidadão, na sua maioria, cumpre com sua obrigação, que são os pagamentos de impostos.
    Se paga muitos impostos, seus direitos básicos são desrespeitados nesse imenso Brasil e não se tem uma população politizada e sim manipulada,.
    O que aconteceu para o caos ter se instalado na sociedade, em minha opinião, foi à crise da ética.
    Um povo que apoiou o "rouba, mas faz", não conseguiu e não consegue reagir espontaneamente contra a corrupção, que infelizmente se instalou em todos os seguimentos da sociedade.
    A "lei de Gerson", uma marca indiscutível na nossa cultura é sinônimo de individualismo vantajoso.
    Discursos de ações que beneficiam o bem comum são muitos por aqui, mas quando se faz uma analise mais profunda destas ações, há sempre interesses financeiros ou políticos por trás.
    Citando outra lei importante, sem suplantar o meu lado positivo de encarar os fatos:
    Nada é tão ruim que não possa piorar-Lei de Murphy...rs
    Saudações OASS....

    ResponderExcluir